terça-feira, 29 de maio de 2012

14º Congresso da UJS Pernambuco movimenta a juventude do litoral ao sertão

Diretoria eleita para a gestão 2012-2014
Durante os dias 25, 26 e 27 de maio, a Universidade Federal de Pernambuco foi palco do 14º Congresso Estadual da UJS Pernambuco. Evento que reuniu 400 jovens de todo o estado e debateu a participação juvenil nas transformações que vem acontecendo no Brasil e no mundo. Ao todo, foram 3 meses de preparativos, com muitas reuniões, plenárias e atividades festivas e culturais.

O Congresso começou na sexta-feira com a chegada e credenciamento das delegações. Na mesma noite, aconteceu a mesa de abertura, que aprovou o regimento interno e teve a apresentação da tese pelo tesoureiro nacional da UJS, Edílson Cavalcante: #NasRedesNasRuas Lutando pelo Brasil dos nossos sonhos!

Mesa de abertura com apresentação da tese da UJS.
No sábado pela manhã, aconteceu o Ato Político: "Novos Desafios Para o Novo Pernambuco", que contou a as presenças de importantes personalidades do nosso estado: Anderson Gomes, Secretário de Educação de Pernambuco; Antonieta Trindade, do SINTEPE; Anizio Brasileiro, Reitor da UFPE; Ossi Ferreira, Secretário de Organização do PCdoB; José Luiz, da ADUFEPE; além de dirigentes de entidades estudantis e secretários de juventude de Olinda, Recife e Jaboatão. 

Mesa do Ato Político
Após o ato politico, começaram os Grupos de Discussão e os debates sobre as frentes de atuações e as pastas da UJS. Militância aguerrida e pronta para o debate, discutiu sobre Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esportes e garantiu suas ideias para a Organização, as finanças, a formação e a comunicação da entidade. O momento mais especial aconteceu no GD sobre os 40 anos do início da Guerrilha do Araguaia, que teve a contribuição do Presidente Estadual do PCdoB, Alanir Cardoso. Em sua fala sobre os anos de chumbo, ele emocionou todos na sala e fez com que a militância encontrasse mais forças para continuar a luta por um Brasil mais justo, democrático, soberano e socialista!

GD em comemoração aos 40 anos do inicio da Guerrilha do Araguaia
Para fechar com chave de ouro, no domingo, aconteceu a plenária final. Que contou com a presença da Deputada Federal Luciana Santos, que abriu os trabalhos e empolgou o auditório com sua garra e determinação em defender os interesses do povo. Em seguida, foram lidas e aprovadas as resoluções do congresso e realizada a eleição da nova direção estadual.


A nova direção da UJS Pernambuco foi eleita por unanimidade e conta com a força de 41 combativos militantes dos 4 cantos do estado. Detalhe: dos 41 dirigentes eleitos, 19 são mulheres, somando um total de 47% da direção. Vitória da UJS, que compreende a importância de promover jovens mulheres com capacidade de liderar nossa juventude a vitórias importantes! Viva a juventude brasileira, viva a juventude pernambucana, viva a União da Juventude Socialista!

Firme na Luta!


quinta-feira, 24 de maio de 2012

UJS realiza congresso em Pernambuco, neste final de semana


Com o lema "Nas Redes e Nas Ruas, Lutando pelo Pernambuco dos Nossos Sonhos", a União da Juventude Socialista de Pernambuco (UJS/PE) realiza, neste final de semana, entre os dias 25 e 27 de maio, o seu 14º Congresso Estadual. Espaço para reflexão, formulação e confraternização, o congresso vem consagrar um processo de debate político que mobilizou milhares de jovens de todos os cantos do estado de Pernambuco.

É um momento em que os jovens, do litoral ao sertão, do nosso estado, vão poder trocar experiências. Um encontro que possibilita identificar os anseios dessa juventude e as barreiras que impedem o seu desenvolvimento. 

Com uma programação que inlue debates, palestras, ato politico, além de atividades culturais, o congresso tem como objetivo discutir o papel da juventude na vida política de Pernambuco e a atuação da UJS nesse processo. Também vai eleger os delegados que vão participar do 16º Congresso Nacional da UJS, na cidade do Rio de janeiro, entre os dias 07 e 10 de junho de 2012, e a nova direção estadual, que ficará responsável por conduzir a atuação política da entidade.

O 14º Congresso Estadual da UJS de Pernambuco vai ocorrer no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Prédio CCSA. Além dos delegados, outros interessados podem participar como observadores.


Serviço:


14º Congresso Estadual da UJS de Pernambuco

Data: 25, 26 e 27 de maio de 2012
Local: Campus da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) - Prédio CCSA
Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE

FIRME NA LUTA!

domingo, 13 de maio de 2012

UJS Olinda realiza o maior congresso da sua história!

Mesa muito representativa no Ato político do 8º Congresso da UJS-Olinda

A sexta-feira (11/05) foi de muita política para a juventude olindense. Jovens dos quatro cantos da cidade, desceram e subiram ladeira para realizar o maior congresso da história da entidade. Mais de mil jovens compareceram e contribuíram na construção da plataforma eleitoral da UJS.

Plenário cheio acompanhando o ato político



Foi de fato um grande festival de juventude. Porque além dos debates, aconteceram várias oficinas e tiveram muitos momentos de descontração. As 9h, os delegados começaram a chegar de todos os lugares da cidade: do Centro, de Rio Doce, dos Altos, de Tabajara, de Peixinhos, etc. Por volta das 11h, começou o ato político intitulado: "#NasRedesNasRuas Construindo a Olinda dos nossos Sonhos", que contou com a presença do ex-Deputado Estadual e Presidente do PCdoB-Olinda, Luciano Moura; do Vereador Nino Lins; do Secretário de Governo, Manoel Sátiro; Do vice-presidente do Sindicatos dos professores de Olinda (SINPMOL), Luciano Alves; de Ednalva Liberato (UBM); Thauan Fernandes (UEP-Cândido Pinto); Alesson Barbosa (UMES) e Carlos Nascimento (JPT).

Após o ato e ate começar a servir o almoço, a galera curtiu muita música com nosso DJ e viu a apresentação da Banda Marcial da Escola Ministro Marcos Freire. Multiculturalidade comprovada dessa galera de luta, que curtiu do Brega ao Pop. Após o almoço, aconteceram os debates e as oficinas. Tiveram oficinas de Artes Maciais, Parkour, Hip Hop (Break, Grafitti e Rap) e Skate. 

Oficina de Artes Maciais
Oficina de Break
Oficina de Grafitti
Oficina de Skate
Felipe  Massa comandando no Rap
Slim se apresentando na oficina de Rap de Improviso
Oficina de Parkour
A tarde foi movimentadíssima. Após as oficinas, foi instalada a plenária final. Com a presença da Presidente Estadual da UJS, Thiara Milhomen; do militante histórico João Raymundo (Bacural) e de Yasmin Marinho (Recém filiada). A plenária teve como pauta central a plataforma eleitoral da UJS para as eleições municipais. Foi aprovada uma carta com as linhas gerais da plataforma e o indicativo de consolidar uma candidatura jovem a câmara dos vereadores. Desafio grande, que a juventude vai encarar de frente e mostrar sua força, com garra e determinação.

No documento aprovado, a juventude olindense se reúne em torno do projeto vitorioso, implementado em Olinda no início do ano 2000. Os jovens tem compromisso com a continuidade das mudanças e vão continuar lutando por mais avanços! No final, foram eleitos os novos diretores da UJS-Olinda para o biênio (2012-2014). Serão 30 jovens com a tarefa de representar e organizar o conjunto da juventude do município nos espaços democráticos.

Leitura do documento na plenária final
Diretoria eleita para o biênio (2012-2014)

Conquista da Juventude 

No ato político da manha foi anunciada a doação, por parte do exercito, de um terreno para a construção da primeira Escola Técnica de Olinda. Os jovens vibraram bastante, pois essa é uma demanda antiga da população da cidade. Em Olinda teremos duas escolas técnicas: uma estadual e outra federal! Queremos seguir no rumo das mudanças e sempre estaremos dentro de projetos que privilegie nossa juventude e a população mais carente!

Firme na LUTA!



Por Matheus Lins

segunda-feira, 7 de maio de 2012

8º Congresso Municipal da UJS em Olinda é Sexta-feira!


Nessa sexta-feira (11 de maio), a União da Juventude Socialista (UJS) realiza seu 8º Congresso na Capital Brasileira da Cultura, Olinda. Muitas atividades já estão confirmadas. O congresso começará as 9h da manhã com um ato politico, que contará com a presença de importantes lideranças políticas da cidade, além de representantes de entidades dos movimentos sociais. Logo após o ato, o congresso se transformará num grande festival de juventude. Estão confirmadas oficinas de Esportes Radicais, Artes Maciais, Teatro de Rua, Redes Sociais e Hip Hop (Com seus 4 elementos: Break, DJ, Rap e o Graffitti). Ocorrerão, também, debates específicos sobre as áreas de atuação da UJS. Após as oficinas e os debates, acontecerá a Plenária final, que elegerá a nova diretoria da organização e aprovará suas bandeiras de luta para os próximos 2 anos.

Para fechar com chave de ouro, teremos a apresentação da Banda Marcial da escola Ministro Marcos Freire e a apresentação de duas bandas do momento! Vai ser um show legal, aberto ao público, pra galera comemorar o vitorioso congresso da União da Juventude Socialista! Aguardamos a presença de toda juventude olindense que quer um Brasil justo, democrático, soberano e Socialista.

Serviço:

8º Congresso da União da Juventude Socialista

Data: 11 de maio (Sexta-feira)
Local: Mercado Eufrásio Barbosa (Varadouro)
Horário: A partir das 9h (Shows a partir das 18h)


terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio, dia de luta da classe trabalhadora

Primeiro de Maio. Dia dos Trabalhadores, data universal de toda a classe. Dia da classe operária de todos os países, de suas lutas, agruras e vitórias. Dia da unidade de ação, de reafirmação de compromissos, de descortino de perspectivas, politização das lutas, vislumbre de novos horizontes de desenvolvimento social e político e luta por uma nova sociedade. Dia de relembrar combates e batalhas vividos e os heróis de sempre no enfrentamento contra a opressão e exploração capitalistas.

1916: capa do jornal A Lanterna
Nunca é demais relembrar os fatos que estão na origem da designação do 1º de Maio como dia dos Trabalhadores. 

Em 1885, associações de trabalhadores dos Estados Unidos convocam uma greve para o dia 1º de Maio de 1886, reivindicando a jornada de oito horas, o que dá origem a um ascenso das lutas operárias, reprimidas a ferro e fogo. No dia 1º de Maio realiza-se em Chicago uma manifestação de dezenas de milhares de grevistas. Dias depois, 4 de maio, durante um comício de solidariedade com os trabalhadores de uma empresa onde a repressão causara numerosos mortos e feridos, provocadores fazem explodir uma bomba, resultando na morte de policiais e trabalhadores e dando início a uma repressão generalizada. Oito líderes dos trabalhadores, que passam á história como os “mártires de Chicago”, são condenados numa farsa judicial como os principais responsáveis pelos acontecimentos de 4 de Maio. Quatro deles são enforcados em 11 de Novembro de 1887.

Para homenagear os “mártires de Chicago”, o Congresso fundador da Internacional Socialista, reunido em Paris em 14 de Julho de 1889 - centenário da Revolução Francesa - propôs a proclamação do 1º de Maio como Dia Internacional do Trabalhador. Em 1º de Maio do ano seguinte, essa manifestação simultânea teve lugar em diversos países, a primeira ação unitária da classe operária, materializando a consigna do Manifesto Comunista - “Proletários de todos os países, uni-vos!”.

Desde então – e já se vão 122 anos - o dia 1º de Maio ficou caracterizado como o dia de luta de todos os trabalhadores. Com o passar do tempo, não apenas a luta pela jornada de 8 horas, mas pelo conjunto das reivindicações econômicas, sociais e políticas dos trabalhadores, pela sua afirmação como classe independente no terreno da luta social e política, por sua organização sindical e política, intervenção eleitoral, por democracia, contra o fascismo, o imperialismo e a guerra, pela justiça, o progresso e a paz, por uma sociedade livre da opressão e exploração capitalistas.

A partir da vitória da Revolução de Outubro de 1917 e a sucessão de acontecimentos revolucionários no século 20, o 1º de Maio passou a ser também uma data de afirmação do internacionalismo proletário e da luta pelo socialismo, do fortalecimento da organização popular, da aliança das classes oprimidas e do afiançamento do partido comunista como força dirigente da luta da classe trabalhadora. 

Nos últimos anos, o 1º de Maio é celebrado pelos trabalhadores num ambiente político, econômico e social adverso, em meio a inusitada regressão de conquistas e brutal ofensiva por parte da burguesia monopolista e financeira reacionária em todo o mundo contra os direitos dos trabalhadores. Em profunda e inarredável crise sistêmica, as classes retrógradas que comandam o capitalismo percorrem o caminho da barbárie e atiram sobre os ombros de quem trabalha o pesado ônus da abismal situação em que se encontra.

Indistintamente, as políticas em prática em todas as latitudes são as neoliberais e conservadoras, de desregulamentação financeira, privatizações, liberalização dos mercados, especulação, parasitismo, que têm como contraface a privação de direitos dos trabalhadores, a deterioração do seu padrão de vida, a degradação geral da sociedade. 

Campeiam o desemprego, a precariedade, intensificam-se os mecanismos de extração de mais-valia e exploração do trabalho, deteriora-se o poder de compra dos salários, atacam-se conquistas históricas como os direitos previdenciários. Crescentemente, os governos burgueses afastam-se das suas obrigações essenciais de prover os serviços públicos, saúde, educação, infraestrutura urbana - tudo privatizado e transformado em mercadoria. 

Este cenário de crise e ofensiva contra direitos sinaliza quanto são graves as ameaças que pesam sobre os trabalhadores, oriundas do sistema capitalista opressor. Ameaças que se tornam ainda mais perigosas quando acrescidas pela ofensiva política e militar das potências imperialistas, traduzidas por ações intervencionistas, guerras de rapina, brutais atentados à paz, à segurança internacional , à soberania de povos e nações. 

A América latina vive há mais de uma década um novo ciclo político, no qual está inserido também o Brasil. Resultado do acúmulo de lutas, este ciclo materializa-se em conquistas democráticas e patrióticas, em que o combate contra as injustiças sociais e à dominação imperialista avança, elevando pedagogicamente a consciência política dos trabalhadores e dos povos. Mas seria grosseiro equívoco imaginar que por um passe de mágica, transformamo-nos em uma ilha de tranquilidade e no ambiente propício à conciliação de classes, viabilizada por meio de medidas econômicas tecnocráticas.

O 1º de Maio é o momento em que falam mais alto os trabalhadores, em que sua voz se transforma em brado e chamamento à emancipação. Em face da crise do capitalismo e da ofensiva das classes dominantes conservadoras e retrógradas, é indispensável afirmar a luta, a unidade, a organização, a solidariedade e a perspectiva de ruptura dos trabalhadores com o sistema opressor. Celebrar o 1º de Maio é promover a pedagogia dos oprimidos e conscientizá-los de que só a luta anticapitalista e anti-imperialista abrirá caminho à sua emancipação.

Por óbvio, não é uma luta imediatista, a realizar e vencer de um só golpe. É luta de longo fôlego, que exigirá lucidez, maturidade política, discernimento ideológico, clareza de propósitos, domínio e manejo de adequados procedimentos e meios estratégicos e táticos.

Viver com intensidade o novo ciclo político que o país e a América Latina estão atravessando faz parte do processo de acumulação de forças e é o campo de prova em que os trabalhadores farão seu aprendizado na prática e viverão a própria experiência, lutando por reivindicações concretas, conquistando espaços, acumulando vitórias e construindo seus instrumentos organizativos na esfera política. 

A esquerda, as forças que se reivindicam como portadores dos ideais socialistas e comunistas, têm imensas responsabilidades nesse processo. Para elas o 1º de Maio é também um momento de aprendizado, reflexão e orientação. Justas diretivas no sentido da unidade e da luta combativa com perspectiva classista constituem um dos fatores decisivos para o êxito no processo de acumulação revolucionária de forças.