segunda-feira, 27 de junho de 2011

União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) elege o presidente mais novo da sua história

Thauan Fernandes é estudante de BioMedicina da UFPE e foi
eleito o presidente mais jovem da história da UEP

No último final de semana, de 17 a 19 de junho, ocorreu o 38° Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), na Faculdade Asces, em Caruaru, que elegeu Thauan Fernandes, 19 anos, como novo presidente. O congresso começou na sexta-feira e contou com a presença de 500 estudantes. A principal diferença entre os outros congressos foi a presença de representantes de praticamente todas as universidades do estado.

Dentre os assuntos mais discutidos estava o tema principal do encontro, “Uma nova universidade para um novo Pernambuco”, sobre o desenvolvimento da educação superior em conjunto com o desenvolvimento do estado. Ocorreu ainda a discussão do papel da universidade no desenvolvimento social, sobre a reforma política, o Plano Nacional de Educação, O 1º Encontro de Mulheres Estudantes da UEP e o 2º Seminário Estadual do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).

Presentes ao congresso estavam, o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE), a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), a ex-diretora da UNE e atual Secretária Especial da Mulher de Caruaru, Louise Caroline, reitor da UFPE Anísio Brasileiro, o deputado federal Paulo Rubem (PDT-PE), prefeito de Caruaru José Queiroz, o presidente da UNE, Augusto Chagas, entre outros.

Para a próxima gestão, estará à frente da UEP o mais jovem presidente eleito, Thauan Fernandes, da Universidade Federal de Pernambuco. O estudante conheceu o movimento estudantil pelo Diretório Acadêmico do curso de Biomedicina (DABIOM), entretanto o primeiro contato foi “mais acadêmico”, como o mesmo diz. “Eu organizava eventos, como a Copa Darwin, evento esportivo entre os alunos de Biomedicina e Biológicas da UFPE.”

Pouco tempo depois, Thauan passou a querer mais pelo movimento estudantil, foi quando participou do 13° Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE, passando a lutar pela reabertura do DCE – UFPE e participando de passeatas organizadas pela UEP. Todos seus passos foram incentivados, primeiramente, pelo amigo e vice-presidente do DABIOM, Jean Falcão, e, posteriormente, pelo contato com a ex-presidente da UEP, Virginia Barros.

“Foi uma grande surpresa ser eleito presidente de uma entidade tão importante como a UEP, e ainda não caiu a ficha, mas é um grande orgulho, principalmente pelo pouco tempo que tenho de militância”, conta Thauan. Ele diz que tem recebido o apoio dos amigos, entretanto a família ainda se mostra apreensiva com seus estudos e demais atividades, mas afirma que tem se esforçado para se dividir em todas as obrigações.

Para o novo presidente a melhor maneira de dirigir a UEP será formando um time com a diretori, para desenvolver uma entidade cada vez mais conhecida e abrangente, atingindo estudantes do litoral até o sertão.

“É difícil dizer qual a luta mais importante, mas acho que o principal desafio hoje é fazer com que as universidades acompanhem o desenvolvimento de Pernambuco, que só vai servir ao seu povo quando tivermos uma educação de qualidade”, diz o ncovo presidente. Thauan explica que em sua gestão uma das frentes de luta, com certeza, é se somar às lutas nacionais da UNE, dando apoio à campanha por um PNE a serviço do Brasil, 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação.

Em Pernambuco existem universidades públicas municipais que perderam o financiamento municipal por falta de estrutura e passaram a funcionar pela lógica de privada, chamadas “autarquias municipais”, assunto bastante discutido no congresso. Uma das bandeiras de luta da UEP é a estadualização dessas autarquias, “a luta já começou, a última gestão conseguiu a histórica bandeira de tornar a UPE (Universidade de Pernambuco) gratuita, mas precisamos lutar por mais assistência estudantil”, o jovem comenta.

Mesmo convivendo com a rotina intensa, Thauan dorme tarde, acorda cedo, e durante a semana se transforma em vários para atingir todos os objetivos, e como todo jovem, aproveita o final de semana para descansar, “No final de semana divido meu tempo entre família e balada, por que ninguém é de ferro! Mas no final é tudo muito gratificante”, diz. Divertido, ele conta que gosta de sair com os amigos, usar internet, e se considera “dependente de socialização”, frequentando sempre que possível o Recife Antigo, com suas diversas opções de diversão, além das praias e cinema que também estão no seu roteiro.

“Meu estilo musical é majoritariamente nacional, dividido entre Los Hermanos, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e vários outros. Minha banda favorita, sem sombra de dúvidas, é Nação Zumbi, com meu ídolo musical Chico Science. Internacionalmente, gosto bastante de Sistem of a Down, Dire Straits, Artic Monkeys”, conta sobre suas influências musicais.

De personalidade simples, o jovem se considera calado, porém muito alegre e otimista, não gosta de guardar rancores e sonha com um país mais justo e includente, que inspire de verdade o orgulho de sua população, além do orgulho pelas belezas naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário