terça-feira, 7 de agosto de 2012

Olinda lança livro sobre Plano Nacional de Cultura

A Prefeitura de Olinda lança nesta terça-feira (07), o livro As Metas do Plano Nacional de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura e o Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Metropolitana do Recife.




A publicação é uma ferramenta de direcionamento estratégico das políticas públicas relacionadas ao setor, num prazo de 10 anos. Suas metas contribuem para a execução do Sistema Municipal de Cultura, que tem o objetivo de normatizar e organizar o planejamento e os investimentos culturais de uma cidade.

A consolidação de um Sistema Municipal é essencial para a integração ao Sistema Nacional de Cultura, um modelo de gestão desenvolvido pelo MinC, que propõe a colaboração entre municípios, estados e União na aplicação de ações destinadas ao setor.

Desta forma, descentralizam-se os processos, que contam com a participação da sociedade civil, através de conselhos e conferências, garantindo a continuidade dos mesmos, em caso de alternância de governos.



“As Metas do Plano Nacional de Cultura” tem o objetivo de provocar a participação de todos os cidadãos e grupos envolvidos na cadeia produtiva da cultura, desde artistas a consumidores de culturais. O livro, que contém textos de apresentação da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do Secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti, guia o leitor através de perguntas como: “O que se Pretende Alterar na Situação Atual?” – seguidas por informações sobre a situação na área tratada pela meta e seu impacto – e O que é Preciso Para Alcançar Esta Meta? – que descreve algumas ações ou estratégias possíveis de serem feitas para cumpri-la.

O diretor de estudos e monitoramentos da secretaria de Políticas Culturais do ministério da Cultura, Américo Córdula, estará presente no evento e falará sobre o plano de metas nacional. O chefe da representação regional do Nordeste do ministério da Cultura, Fábio Lima, também estará presente no evento.

Serviço:

Lançamento do livro “As Metas do Plano Nacional de Cultura”
Quando: Terça-feira, 7 de agosto, às 19h
Onde: Palácio dos Governadores (Sede da Prefeitura de Olinda) – Rua de São Bento, 123 – Varadouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário