segunda-feira, 5 de maio de 2014

Nenhum inocente, um culpado!

Após ler barbaridades sobre o fatídico caso do jovem que morreu após o jogo do Santa Cruz contra o Paraná/PR, na última sexta-feira (02/05), decidi me pronunciar. Não sou daqueles que acha o MAIOR absurdo do mundo, como se fatos e mortes em ocasiões como essa, fossem alguma novidade, especialmente aqui em Pernambuco. O sensacionalismo sensacionalista da mídia nativa e as punições severas da CBF, só acontecem por motivo da realização da Copa do Mundo no brasil. Pura eventualidade.

Muitos buscam apontar os culpados e os inocentes nesse incidente. Mas numa história como essa, que se repete há anos, quase décadas, não existem culpados, nem inocentes. Existe, na verdade um Culpado. somente um, o Estado brasileiro. Não quero saber se o jovem que morreu era torcedor de organizada. Se depredava ônibus e assaltava torcedores rivais. Não me importo se os jovens que cometeram esse brutal assassinato era diretores ou não de uma torcida organizada. Se faziam arrastões ou se brigavam nas ruas do Recife. Não quero saber, porque essa história é antiga e todos conhecem, mas sempre debatem, apenas, em momentos como esse de puro sensacionalismo midiático.

Digo que o responsável é o Estado brasileiro, porque há séculos, os jovens são excluídos de direitos básicos. A culpa é de quem não planejou uma Educação de Qualidade, acesso a cultura e a prática sadia de esportes, além de assegurar um lazer seguro. A violência no Brasil é uma cultura incrustada em nossa sociedade. Tudo é banalizado e servido pela mídia como cotidiano e natural. Esses jovens que se organizam em Torcidas Organizadas, além de serem excluídos pelo estado, são obrigados a conviver com a violência cotidianamente na periferia. Violência, inclusive, praticada pelo próprio estado. Aquele que financia uma polícia militarizada e despreparada. Que todos os dias cometem atrocidades, principalmente nas periferias e tendo os jovens como público alvo das suas investidas homicidas e desastrosas.

Meus pêsames aos familiares de Paulo Ricardo Gomes da Silva. E minha total solidariedade a Everton Felipe Santiago de Santana e toda sua família, que também são vítimas de um Estado que é ineficiente e opressor.

Mesmo assim, o futebol vencerá! 

Um comentário: