quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Greve estudantil na AESA-CESA em Arcoverde


O dia de ontem foi de intensa movimentação estudantil na cidade de Arcoverde (a porta do sertão pernambucano). Após uma medida intransigente e sem diálogo da atual direção da Autarquia Municipal de Arcoverde AESA-CESA em aumentar as mensalidades em quase 20%. Os estudantes fizeram uma paralização em frente a instituição cobrando mais diálogo com a direção e redução do aumento das mensalidades. Os estudantes querem que seja estabelecido ao menos um critério e que seja aberto o diálogo com aqueles que serão os mais prejudicados com um aumento tão alto.


Após mais de 3h horas em frente a universidade ninguem da instituição ou do poder municipal apareceu para iniciar o diálogo. A pressão dos estudantes é para que ao menos seja formada uma comissão para debater o aumento das mensalidades.

Estavam presentes no ato a UNE (União Nacional dos Estudantes), a UEP (União dos Estudantes de Pernambuco) e o Diretório Central dos Estudantes - Olga Benário. A partir do escândalo do aumento das mensalidades, surgiram outras muitas insatisfações por parte dos estudantes que cobram maior qualidade no ensino, com garantia de Pesquisa e Extensão Universitária. Na faculdade não existe nenhum programa de extensão e a pesquisa só existe para alguns poucos privilegiados. No ato também aconteceu uma doação simbólica de alguns estudantes que levaram papel higiênico e copo descartável. Segundo eles, na AESA-CESA o estudante só vai ao banheiro se levar papel de casa e so toma agua se pagar 10 centavos num copo.

Na tentativa de enfraquecer o movimento, a direção da Autarquia Municipal chamou a polícia para amedrontar os estudantes. Como se tratava de um protesto legítimo e pacífico, os policias ficaram só a observar.

Os estudantes estão com bastante força e no final do ato de ontem já marcaram mais uma atividade para o dia de hoje. A partir das 19h, em frente a faculdade, uma grande passeata vai caminhar pelas ruas da cidade para cobrar satisfação do Governo Municipal e da direção da Autarquia, já que na frente da faculdade eles simplesmente ignoraram a insatisfação de mais de mil estudantes. Vamos ocupar as ruas de Arcoverde e fazer um protesto pacífico em prol de uma educação de qualidade, sem mensalidades abusivas.

A UNE e a UEP apoiam essa luta e vão construir com os estudantes esse grande ato que vai marcar de vez a cidade de Arcoverde, que é um grande polo de desenvolvimento do estado de Pernambuco.

Queremos que o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ESTADUALIZE todas as Autarquias Municipais, e tire de vez do papel a ampliação e interiorização da Universidade de Pernambuco!

Estamos firmes na Luta!

Fotos: www.tribunadaregiao.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário