* Por Iana Paula
Lideranças estudantis tomam as ruas de Santa Cruz do Capibaribe |
Por sua localização no agreste pernambucano, em clima seco e pouco propício à agricultura, Santa Cruz do Capiaribe encontrou na confecção uma alternativa de desenvolvimento. Falar no polo de confecções que hoje compreende as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama e possui mais de 20 mil empresas e emprega mais de 150 mil pessoas, é falar na história de um povo que soube lutar por sua sobrevivência, soube ousar e empreender!
Recentemente, um empresário de forma irresponsável importou lixo hospitalar do Estados Unidos para utilizar na fabricação de forros de bolsos. E desde lá o polo de confecções, produto do esforço do povo santacruzense, vem sendo punido pela atitude isolada de um indivíduo. A tentativa de colocar a todos no lugar comum deste "empresário" foi repudiada pelos estudantes da cidade que saíram às ruas na última sexta-feira (04 de novembro) convocados pela AESSCC (Associação dos Estudantes Secundaristas de Santa Cruz do Capibaribe) para defender o nome e a história de sua confecção.
Centenas de jovens estiveram presentes de demonstraram sua indignação |
Sob a bandeira da defesa do Pólo de Confecções centenas de estudantes percorreram as principais ruas da cidade conclamando a população a se unir em torno desta causa. "Santa Cruz do Capibaribe produz confecção sim, mas de qualidade e à preço acessível"! como lembra o estudante de Engenharia da UFPE e ex-diretor da UBES, Tiago Oliveira. O ato encerrou com muito simbolismo na praça que leva o nome dos estudantes, com a presença de vereadores da cidade e os deputados estaduais da região.
Militantes da UJS segurando a bandeira da entidade durante a passeata |
Mais uma vez os estudantes mostraram a característica histórica do movimento estudantil de lutar pelas grandes causas em defesa do seu povo. O polo de confecções foi construído pelo povo santacruzense e este mesmo povo não vai permitir que sua história seja maculada. Os estudantes são vanguarda nessa defesa ! Sempre foram e sempre serão.
Confira o vídeo da manifestação:
* Iana Paula é Tesoureira da UEP - Cândido Pinto e Presidente da UJS-SCC
Nenhum comentário:
Postar um comentário