quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UBES pra frente, Manu Presidente!


Na noite do último dia vinte e um, o movimento “Tenho algo a Dizer” indica sua candidata a presidente da UBES: Manuela Braga! Pernambucana, conhecida por Manu, e, estudante de saneamento ambiental do Instituto Federal de Pernambuco. Manu foi vice-presidente do grêmio do CEFET, depois foi presidente do Grêmio do IFPE, foi presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco – UMES-PE e, atualmente, é a 1ª Diretora de Escolas Técnicas da UBES.

Com apenas 19 anos Manu já liderou grandes lutas no estado de Pernambuco. Esteve presente em todas as lutas contra o aumento de tarifas do transporte público, foi responsável pela conquista da participação institucional dos estudantes na gestão democrática do IFPE, fazendo com que hoje o grêmio do IFPE tenha assento em todos os conselhos desta instituição. E não pára por aí, a liderança de Manu foi decisiva para a transformação da CEFET – PE em Instituto Federal, para a conquista da reserva de vagas de 50% para os estudantes de escola pública no IFPE e, sem dúvida, para a conquista da gratuidade da Universidade de Pernambuco para os estudantes pernambucanos.

A escolha de nossa candidata aconteceu num clima efusivo, com muita unidade e emoção pela Direção Nacional da UJS. Os motivos já são claros, mas Manu carrega ainda a leveza e determinação política que, sem dúvida, fará uma UBES ainda maior, com prestígio social e com a cara e cores dos estudantes brasileiros. Mas, para que a gente chegue lá, ainda falta percorrer uma estrada: levar mais e mais delegados ao 39º Congresso da UBES, combater a dispersão, ganhar o debate e os estudantes brasileiros para a nossa opinião!

E por falar em cara dos estudantes brasileiros, cada vez mais esta cara tem sido das mulheres! A sociedade em que vivemos nos leva a conviver com vários tipos de opressão, mas a indignação e rebeldia da juventude permite que o movimento “Tenho algo a Dizer” vá além do discurso e combata na prática estas opressões. A juventude experimenta mais, se indigna mais e é isso que faz o nosso movimento ter elegido como presidente da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro, a jovem negra e homossexual, Mel. É isso que nos levou a eleger Jéssica como Presidente da UGES – GO, Bárbara na AMES – RJ, Brenna na ACES – CE, Isadora na UCMG, Dani na AME – MT e Nicole na UPES.

A participação das mulheres na política e nos espaços de poder é uma luta de todos os membros do movimento “Tenho algo a Dizer”, homens e mulheres. À medida que nós lutamos pelo desenvolvimento social, pela reforma da educação brasileira, nós precisamos promover as mulheres em todos os lugares, pois é impossível desenvolver o nosso país sem a participação decisiva das mulheres. A eleição da Presidente Dilma é um marco importante para esta luta e, com certeza, inspira muitas mulheres pelo Brasil afora. E, é neste rumo que nós do movimento “Tenho algo a Dizer” pretendemos seguir batalhando para eleger Manu presidente da UBES.


Anne Cabral
Diretora M.E. Secundarista
União da Juventude Socialista

2 comentários:

  1. Acho importante o especo das mulheres no poder, não apenas por ser mulher, mas em especial por reconhecer o quanto precisamos avançar nesse debate para construir uma sociedade justa.

    Mulheres de todo Brasil, de todas as cores e amores precisam e devem está nos espaços de decisão, e o espaço político talvez seja o mais importante deles. Seguir o belo exemplo da UBES com tantas lideranças femininas é sem dúvida um passo importantíssimo para chegarmos ao modelo de sociedade que almejamos, porém, não pode, não deve virar 'chavão', 'modinha'. Dilma presidente do Brasil é um reconhecimento à luta das mulheres e dos homens que buscam uma sociedade avançada, porém, se antes do gênero não tiver política, tudo será uma grande TMP. Portanto: política, firmeza e doçura nessa luta, mulherada!

    O Currículo Militante de Manu demonstra sua jovem e atuante participação nas causas justas, permanecer com essa garra e liderar os estudantes brasileiros tão longe de casa não será, imagino eu, tarefa fácil, porém, ai dela se esquecer a lição de casa, a casa PERNAMBUCO ensina igualzinho a canção que diz: “minha vida é andar por esse país para ver se um dia descanso feliz...”, ou seja, 10% do PIB para Educação e tantas outras bandeiras na mão dessa menina vão sacudir ainda mais esse país.

    A indicação de Manu a presidente da UBES é recebida com bastante alegria, afinal, prá quem nasceu debaixo desse sol, que se criou a base de farinha e na hora da farra não banca “a mulherzinha”... Galera, tenho algo a dizer: Vai dá certo!

    ResponderExcluir
  2. a melhor presidente que a ubes poia ter

    ResponderExcluir