sábado, 31 de dezembro de 2011

Fim de um ano cheio de lutas e conquistas!

Com a chegada do final do ano, temos a mania de olhar pra trás, para tentar mensurar todas as experiências vividas, as batalhas enfrentadas, as metas conquistadas e as perspectivas do próximo ano. Sem sobra, nem dúvidas, 2011 foi um ano intenso e com grandes desafios. 


Esse ano, a juventude deixou a clandestinidade no Brasil e passou a existir perante nossa Constituição. A PEC da Juventude foi aprovada, fruto de muitos debates e constante pressão social. Direitos foram garantidos aos jovens, mas ainda existe um abismo enorme entre a lei e a difícil realidade encarada cotidianamente.

No mês de março, o Brasil parou. Uma intensa jornada de lutas das entidades estudantis pautou as principais reivindicações da classe estudantil brasileira. No centro da disputa estava o Plano Nacional de Educação (PNE), que vai traçar as metas da educação brasileira para os próximos 10 anos. Os estudantes demarcaram seu espaço e lutaram por mais investimentos. A luta por 10% do PIB investidos em educação, foi a pauta que unificou o movimento social brasileiro.

2011 foi o ano da UNE e da UBES. As históricas entidades do movimento social brasileiro realizaram os maiores e mais representativos congressos de suas histórias. Vale apena acrescentar os Congressos da UMES (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) e da UEP - Cândido Pinto que contribuíram para a ampla participação dos pernambucanos nesses fóruns. Debates intensos e manifestações de rua marcaram o ano do movimento estudantil brasileiro, que está unificado em defesa do desenvolvimento soberano, com educação de qualidade e distribuição de renda.

O ano de 2012 vem ai e com ele desafios do tamanho da coragem da nossa juventude. Somos hoje a 6ª maior economia do mundo, mas continuamos com os mesmo índices de analfabetismo, pobreza e educação precária de 10 anos atrás. Muita coisa mudou, é fato, mas não podemos perder o momento que hoje o Brasil vive. Franco crescimento econômico, potencial energético diversificado e uma população jovem e determinada. Essa é a década do Brasil. Quem venha 2012, que venha a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Seremos referência internacional. Não mais pela violência ou pelo samba. Seremos referência porque acabaremos com a miséria e construiremos um país justo, soberano e desenvolvido.


Feliz ano novo a todos!


#BlogdoMago  vai voltar em 2012 bombando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário