Serão inauguradas nesta terça-feira as 10 estações integrantes do projeto Porto Leve, que vai disponibilizar, de forma pioneira em Pernambuco, 100 bicicletas para estimular a mobilidade urbana e a adoção do transporte sobre duas rodas no centro do Recife. O plano é um iniciativa do Sistema Integrado de Apoio à Mobilidade no Bairro do Recife Antigo. A solenidade ocorre às 16h, na Praça do Arsenal da Marinha, local onde já está instalada uma das estações integrantes do projeto.
O objetivo desta iniciativa é permitir que a população se desloque de forma ágil e fácil dentro dos bairros abrangidos pelo projeto a partir de uma solução de base tecnológica. A logística de uso das bicicletas será a mesma aplicada nos projetos RioBike e Bike Sampa. No Recife, a expectativa é que em dois anos o projeto atinja uma marca de dois mil usuários.
A inscrição será disponibilizada por meio de um site e um aplicativo para celular que serão divulgados por ocasião da inauguração das estações. Para o ciclista destravar uma das bicicletas, ele precisa ser assinante do serviço, que custa R$ 10 mensais. Quem não tiver smartphone poderá ligar para um número de telefone gratuito.
Cada uma das bicicletas poderá ser utilizada por até 30 minutos, devendo o usuário devolvê-la na estação mais próxima após este período. Depois de 15 minutos ele poderá destravar outra bike e realizar um novo deslocamento nos próximos 30 minutos. Se extrapolar o horário de devolução, o usuário terá que pagar uma multa de R$5. As bicicletas ficarão disponíveis das 8h às 22h.
Confira onde estão localizadas as estações:
1) Av. Cais do Apolo (ao lado da parada de ônibus próxima à Prefeitura do Recife);
2) Praça Tiradentes (próximo ao C.E.S.A.R);
3) Praça do Arsenal da Marinha (No prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico);
4) Travessa do Bom Jesus (na esquina com Rua do Apolo);
5) Cais do Porto (antigo Bandepe);
6) Livraria Cultura;
7) Terminal de Passageiros de Santa Rita;
8) Rua da Aurora (na frente da Contax);
9) Rua Capitão Lima;
10) Rua Bione
Fonte: Diário de Pernambuco
Falta só um detalhe "pequeno": as ciclovias... =P
ResponderExcluir