terça-feira, 12 de março de 2013

Olinda festeja com alegria seus 478 anos de história

Uma comemoração com artistas da terra, muito frevo e um delicioso bolo recheado gigante. Estes são os ingredientes que vão temperar a festa da ilustre aniversariante do mês: a linda Olinda. A cidade, que recentemente foi palco de um dos carnavais mais visitados do Brasil, agora se prepara para comemorar, em grande estilo, os seus 478 anos. A partir das 18:30, do dia 12 de março, todos os olindenses e amantes da Cidade Patrimônio estão convidados para participar da solenidade em frente ao Palácio dos Governadores, atual sede da Prefeitura de Olinda.

No palco, montado especialmente para a festa, será entoado o “parabéns” para a cidade e cortado o bolo gigante, que mais uma vez pesa a mesma quantidade de anos completos da aniversariante, e será carinhosamente feito com um delicioso recheio de chocolate e coberto com arte em papel arroz. O quitute, que começa a ser confeccionado no dia anterior à festa, será montado no local a partir das 15h. A novidade é que, este ano, a iguaria será decorada em homenagem ao frevo pelo merecido título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A animação ficará por conta do afoxé Oxum Pandá e D’Breck. O Coral Encanto de Olinda, representado por 100 crianças que integram os projetos sócio assistenciais desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos do município, fará a abertura do evento, que contará ainda com a participação do Maestro Spok e banda.

E a folia não poderia ficar de fora da comemoração! Para aumentar ainda mais a animação dos participantes, cortejos com passistas e estandartes da Associação Carnavalesca de Olinda desfilarão pela cidade. A festa contará também com a presença das Conxitas, Patusco, Maracambuco, caboclos de lança, escolas de samba Preto velho e Oriente, Bandeirante do Samba, além das tradicionais serenatas com a participação dos Seresteiros de Olinda e Luar de Olinda.

HISTÓRICO – Em 1537, o povoado de Olinda cresceu tanto, que foi elevado à categoria de vila. Assim, em 12 de março, do mesmo ano, Duarte Coelho enviou ao rei de Portugal, D. João III, o Foral, carta de doação que descrevia todos os lugares e benfeitorias existentes na Vila de Olinda. Assim surgia a Cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, A Marin dos Caetés, a grande homenageada do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário