quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

100 anos do Santa Cruz, o time do Povo.

Na segunda-feira, dia 03 de fevereiro de 2014, completou exatos 100 anos o maior clube do Nordeste, um dos maiores do Brasil. O poderoso Santa Cruz é grandioso pelo seu valor histórico, seus feitos e vários títulos. Mas, sobretudo, o Santa Cruz é grande por ter uma enorme massa, composta pela população mais humilde do Recife, que dribla as dificuldades para poder apreciar e acompanhar seus passos. São milhões de torcedores que enfrentaram alegrias e tristezas, momentos de conquistas e rebaixamentos. Mas que nunca, em momento algum, pensaram em abandonar essa entidade que simboliza a alegria dos pernambucanos mais sofridos e lutadores.



Ser santacruzense é muito mais do que ser um mero e simples torcedor. Torcer para o Santa Cruz é uma decisão para a vida toda. Que passa de geração em geração. Que supera todas as dificuldades, rememorando as glórias do passado, e sempre acreditando num futuro de muitas conquistas e alegrias. Ser santacruzense é nunca baixar a cabeça e sempre ter orgulho de dizer que é SANTA CRUZ. Ser santacruzense é honrar a memória de 11 jovens recifenses que tiveram a ousadia de organizar um Clube de futebol com identidade popular e aberto aqueles que não eram da alta sociedade no inicio do século XX. É se orgulhar de torcer para um time que enfrentou o racismo e teve entre seus atletas o primeiro mulato e o primeiro negro jogadores de futebol em pernambuco. É se orgulhar de nunca ter se submetido ao poder econômico dos clubes do sul em organizações corruptas e fraudulentas com o Clube dos 13 e Cia. Organizações que sucatearam o futebol nordestino, mesmo tendo entre eles 3 representantes, que se favoreceram do poder econômico e impuseram um hegemonia descabida e antidesportiva.

São 100 anos de uma história rica e emocionante. História que teve milhares de personagens. Alguns deles se destacam e enriquecem nosso passado. Não listando em ordem cronológica, gostaria de mencionar Tará, Birigui, Givanildo Oliveira, Carlinhos Bala, Ramon, Amarildo, Luiz Neto, Thiago Cardoso, Nunes, Betinho, Elói, Célio, Zé do Carmo, Dênis Marques e Flávio Caça-Rato. Uma fração dos muitos jogadores que ajudaram a construir a história do Santa Cruz.

Que venham mais 100 anos. Recheados de muitas conquistas e vitórias. Mas sempre com uma boa pitada de emoção. Porque, afinal, se for fácil não é SANTA CRUZ! Um viva a torcida MAIS APAIXONADA DO BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário