segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cosban reforça as relações bilaterais entre Brasil e China

A presidente Dilma Rousseff se reúne nesta segunda-feira (13), às 11h, no Palácio do Planalto, com o vice-primeiro ministro da China, Wang Qishan, para a 2ª Reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concentração e Cooperação (Cosban).


De acordo com artigo de autoria do vice-presidente, Michel Temer, publicado no jornal Valor, essa reunião se constitui como um mecanismo formal de alto nível para as relações bilaterais com a China. 

Temer destaca que a Cosban possibilita aos países os canais institucionais necessários ao encaminhamento dos mais variados temas para uma forte parceria estratégica com vista ao desenvolvimento. Além de viabilizar o diálogo político sobre temas como: comércio e investimentos; cooperação em energia, ciência e tecnologia; campo espacial e educação e cultura.

Desde 2006, quando foi realizada a primeira reunião da Cosban, as relações sino-brasileiras apresentaram avanços expressivos. Se em 2006 o comércio bilateral era da ordem de US$ 16 bilhões, em 2011 a cifra chegou a US$ 77,1 bilhões.

O vice-presidente também salientou que China e Brasil revelam capacidade de reação rápida e consistente aos efeitos da crise financeira iniciada em 2008. “Os dois países têm importante papel a desempenhar na retomada da economia global e estão comprometidos a assegurar condições para manter seu crescimento interno de forma estável e robusta. Nossos respectivos programas domésticos de inclusão social foram intensificados, em benefício das camadas menos favorecidas de nossas populações”, enfatiza Michel Temer.

Ele acrescenta que as relações Brasil-China são tão amplas quanto diversificadas. E a realização de mais uma Cosban “permitirá revisitar os diferentes setores que compõem o mosaico dos interesses bilaterais, sempre dentro da perspectiva de longo prazo e do caráter estratégico que norteia nossa parceria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário