quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Carreata de Dilma mobiliza Caruaru


Fotos: Clemilson Campos/JC Imagem
Por Daniel Guedes, do Blog de Jamildo

CARUARU - Se os eventos da campanha pró-Dilma Rousseff sem a presença da candidata petista à Presidência da República já vinham reunindo militantes e a população em geral, o que se viu nesta terça-feira (26) nesta cidade do Agreste de Pernambuco, a 130 quilômetros do Recife, confirmou o poder de mobilização da Frente Popular, encabeçada pelo governador reeleito Eduardo Campos (PSB). A carreata no município onde Dilma teve 55% dos votos no primeiro turno percorreu cerca de 10 quilômetros, atravessando cinco bairros.

De acordo com a Polícia Militar, quatro mil veículos entre carros e motos participaram do evento que começou por volta das 16h30 e durou duas horas. Tanto a chegada quanto a saída da candidata foram tumultuadas e ela não concedeu entrevistas. Disse da porta da van, ao Blog de Jamildo, apenas que "aqui em Caruaru foi de tirar lágrimas, de comover o coração esta efusão, esta força e este envolvimento da população".
No aeroporto Oscar Laranjeiras, diversas manifestações cultuarais recepcionaram a petista: banda de pífanos, bacamarteiro, quadrilha junina e até o forrozeiro Santana estavam por lá. O filho do artesão mestre Vitalino, responsável por mostrar Caruaru para o mundo, esperava ansioso a chegada da candidata. Severino Vitalino, 70 anos,  entregou a ela uma escultura de barro feita por ele. "Este carro de boi representa o nosso Nordeste. Acredito que ela (Dilma) vai seguir a escola de Lula, que está olhando  demais para o Nordeste. É o primeiro presidente a fazer o Nordeste crescer", entusiasmou-se.

A carreata começou no aeroporto e encerrou no bairro Universitário. A candidata realmente demonstrou em alguns momentos estar deslumbrada com o que via. Pessoas se aglomeravam por todo o trajeto, empunhando bandeiras e faixas. Se acomodavam do jeito que podiam para ver Dilma, Eduardo Campos, o senador eleito Humberto Costa (PT) e o prefeito José Queiroz (PDT). Havia gente de todas as idades nas janelas, em cima do carro-pipa, da geladeira no posto de gasolina e sobre o ponto de moto-táxi. Em um determinado momento, dilma apoiou os cotovelos no capô da carreta que a levava e pôs o queixo nas mãos. Ficou sorrindo e contemplando.
No município, a polarização entre o grupo do vice-governador João Lyra (PDT) e o deputado federal eleito Tony Gel (DEM) é evidente. A diferença entre Dilma e seu concorrente José Serra (PSDB) no primeiro turno em Caruaru foi de 26%. A petista obteve 55% dos votos, enquanto o tucano teve 29%. A candidata Marina Silva (PV) chegou a 14%. Para Humberto Costa, já foi possível recuperar as eventuais perdas da primeira etapa da campanha. "Pelas pesquisas (vemos que) recuperamos todos os espaços que chegamos a perder no fim do primeiro turno".



No Marco Zero da Cidade, o carro que trazia a ex-ministra parou para que ela discursasse. Dilma começou garantindo que, eleita, vai honrar todos os seus compromissos. 


A candidata aproveitou a fala para alfinetar José Serra. "Quero agradecer. Dizer da consciência de vocês que mostra que sabem o que está em jogo no dia 31. Ou segue em frente ou desce serra abaixo", afirmou num trocadilho. "Tenho certeza que vocês têm clareza de que temos que seguir avançando. Tenho certeza que no dia 31 posso contar com vocês. Vou ser a primeira mulher presidenta graças à confiança de vocês", afrimou.


Dilma seguiu de Caruaru para Vitória da Conquista, na Bahia. Na quinta-feira (28) quem vem ao Estado é o presidente Luis Inácio Lula da Silva. Ele encerra a campanha do segundo turno num comício no Marco Zero do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário