terça-feira, 19 de outubro de 2010

No Rio, artistas e intelectuais defendem a candidatura de Dilma e o governo Lula

Chico Buarque diz que no governo Lula todos são ouvidos e respeitados igualmente

A candidata à Presidência do PT, Dilma Rousseff, recebeu apoio de intelectuais, artistas, advogados e religiosos na noite desta segunda-feira (18) no Teatro Casa Grande, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. Com a casa lotada, de acordo com os organizadores foram mais de 900 pessoas ao evento, Dilma falou da importância do manifesto.
- A cultura é a nossa alma, é a capacidade de conviver com as diversidades. O Estado que pregamos não pode intervir na vida privada das pessoas e na cultura de cada uma. Temos respeito pela diversidade.
Dilma também defendeu as propostas do seu governo como “a manutenção do Bolsa Família como critério de desenvolvimento do país”. 

- Mas não queremos ser os EUA da América do Sul, onde metade da população pobre está na cadeia. Nós temos que zerar a miséria no Brasil. É possível e visível erradicar a pobreza no país. 

Na mesa principal estavam os nomes de maior peso de apoio à Dilma, como o arquiteto Oscar Niemeyer, o governador reeleito do Rio, Sérgio Cabral e o compositor Chico Buarque, que defendeu o governo atual. 

- Somos ouvidos e respeitados como nunca antes na história deste país. Aqui a linguagem é a mesma para todos. É um governo que não fala fino com Washington e não fala grosso com Bolívia e Paraguai. 

Entre os convidados presentes estava ainda o ambientalista e ex-ministro Carlos Minc que falou sobre o início do segundo turno. 

- Revelou-se um baixo nível de campanhas. Depois eu acho que o pessoal despertou inclusive para a questão da cultura e do meio ambiente. Esse ato de hoje mostra isso porque é um ato da cultura. O nível [da campanha] melhorou e ganhou mais consistência. 

Já o cartunista Ziraldo defendeu ser necessário “mais fiscalização, exigir o máximo de ética possível do próximo governo e não perdoar deslizes”. 

A petista também contou com o apoio do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do ex-ministro da Justiça Márcio Thomas Bastos, que representou o manifesto de apoio dos advogados do Brasil. 

Muitos artistas e personalidades da música compareceram ao teatro, como as cantoras Beth Carvalho, Alcione, Lecy Brandão, Alceu Valença, Margareth Menezes, entre outros. 

Dilma agradeceu o apoio de todos e pediu votos aos eleitores ao discursar que “a esperança venceu o medo, em 2002, e agora, o ódio desencadeado também vai ser vencido”. A candidata disse estar confiante na vitória do segundo turno. 

- Agora é a minha vez, eu vou honrar o que o Lula fez até agora. No dia 31 [de dezembro] ele vai estar saindo do Planalto e eu entrando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário