domingo, 14 de novembro de 2010

121 anos da proclamação da república

Proclamação da República, óleo sobre tinta, Benedito Calixto, 1893
E assim conta a historiografia brasileira (no wikipédia):


"..um episódio da história do Brasil, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou o regime republicano no Brasil, derrubando a monarquia do Império do Brasil, pondo fim à soberania do Imperador Dom Pedro II.
A Proclamação da República ocorreu no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação, hoje Praça da República, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado, sem o uso de violência, depondo o Imperador do Brasil, D. Pedro II, e o presidente do Conselho de Ministros do Império, o visconde de Ouro Preto.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um "Governo Provisório" republicano. Faziam parte deste "Governo Provisório", organizado na noite de 15 de novembro, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório, marechal Floriano Peixoto como vice-presidente, e, como ministros, Benjamin ConstantQuintino BocaiuvaRui BarbosaCampos SalesAristides LoboDemétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira."

A famosa "república das espadas" (primeira da fase da república brasileira), começou após um golpe militar. Dom Pedro II foi deposto porque não respondia mais aos anseios da burguesia e dos grandes produtores. Insurreições populares precederam esse fato histórico, pena que o povo não estava representado nesta "célebre" cena. O povo estava na outra ponta, sendo escravizado e exterminado quando resolviam questionar e se organizar. 

A pouco mais de 300 anos atrás, em Olinda, o primeiro grito em defesa da república era dado em frente ao senado da câmara municipal. Em 10 de novembro de 1710, o então Sargento-mor Bernardo Vieira de Melo, iniciava a luta de gerações por uma pátria republicana. Isso mesmo, em Olinda, a luta pela implementação da república começou 179 anos antes de sua implementação.

Alguns fatos da historiografia brasileira são confusos e contraditórios. Cabe a nós, leitores, saber discernir o que é verdade e o que é mentira. A história sempre é escrita pela visão dos vencedores. Por tanto não podemos acreditar numa unica fonte! Todos esse fatos, indiscutivelmente, contribuíram para a formação do país que temos hoje, e somos gratos a todo. Mas não podemos esquecer da luta de milhares e milhares de anônimos que dedicaram suas vidas a uma pátria livre e sem opressões!


Bom Feriado a todos!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário