terça-feira, 9 de novembro de 2010

Festival de Circo do Brasil animou o final de semana no Recife

Neste final de semana, de 4 a 7 de novembro,  aconteceu no Recife Antigo e em mais 9 polos descentralizados o Festival de Circo do Brasil. Uma inciativa da Petrobras, em conjunto com o Ministério da Cultura, Prefeitura do Recife e vários patriocinadores. Apresentações circenses de muita qualidade e várias nacionalidades. Pude acompanhar o sábado e o domingo na Praça do Arsenal e na Torre Malakoff. As apresentações iam de super produções a monólogos, sempre com muita participação da platéia, como era de se esperar. Crianças, jovens, adultos e idosos lotaram o local das atividades e curtiram todas as apresentações, com muito riso e tensão durante as piruetas e acrobacias.

Público assistindo a apresentação de Maku Jarrak (ARG)
Algumas apresentações me chamaram a atenção e vou aqui fazer um breve comentários sobre algumas delas. Começo por uma atração brasileira de grande qualidade, os Irmãos Saúde (DF), que se apresentaram no Coque, na Praça do Arsenal e no Horto Dois Irmãos. Eu já tinha visto uma apresentação deles em São Luiz do Maranhão e me surpreendi novamente com a criatividade dessa trupe de palhaços que tiram sarro do nosso cotidiano e divertem a platéia com situações inusitadas e piadas improvisadas. Muita música também recheia a apresentação. Sanfona, zabumba, pandeiro e triângulo garantem as risadas e aplausos.

Os Irmão Saúde do Distrito Federal (DF) em apresentação divertidíssima
Outro grupo que roubou a cena na praça do Arsenal foi o Grupo Belga Shake That, que trouxe um repertório de tirar o fôlego com copos, garrafas e frutas voando. Três habilidosos "Bar man's" e um garçom atrapalhado garantem a diversão do público com esse incrível show de malabarismo, equilíbrio e precisão. 

Shake That (Bel) surpreendeu todos
A ultima atração do sábado (06\11) foi a dupla francesa Dare D'Art com o incrivelmente engraçado e emocionante espetáculo: "Greta et Gudulf". Gudulf, fiel assistente de Madame Greta, que é uma estrela decadente dos grandes Cabarés. Os dois se encontram num divertido show com muita trapalhada e acrobacias. É de fazer o público chorar de rir e fechar os olhos com as ousadas manobras.
   
"Greta et Gudulf" Animaram o público
Por fim, mas não menos importante, a ultima atração do festival. A companhia "Res de Res" da Espanha com o surpreendente espetáculo: "Sine Terra". Que foi embasado nos conceitos de viagem, medo, escravidão e intinerância, tendo o ar como metáfora do sonho e visando ao desafio da lei da gravidade. O espetáculo conta com uma original trilha sonora ao som de Guitarras, violino, percussão e uma pesada bateria. É de tirar o fôlego todas as acrobacias com um som pesado em perfeito sincronismo.

"Sine Terra" levou som pesado e acrobacias

Pra quem foi, fica a vontade de que o festival se estendesse por mais uma semana. E aqueles que não foram, não sabem o que perderam. É sempre bom curtir festivais assim. Fica aqui então meus parabéns a toda a produção do evento, em especial a Petrobras e ao Ministério da Cultura por essa brilhante iniciativa.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário