Desde a segunda-feira (29\08), estudantes da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) ocuparam a Reitoria em defesa da Regulamentação do Ensino Superior Privado. Após várias tentativas de audiência com os Reitores da Instituição, os estudantes, liderados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP - Cândido Pinto) e com o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE) decidiram radicalizar e montaram acampamento no Hall de acesso da Reitoria.
Foto: Marcos Paulo - @trilhanofio |
Após 4 dias, os Reitores da instituição cederam a pressão e marcaram para o dia de hoje (01\09) a tão esperada reunião para que sejam apresentadas as pautas estudantis. O movimento surgiu após o avanço das empresas privadas sobre o Hall do Bloco G e A que deveriam ser um espaço livre para os estudantes promoverem ali sua cultura, arte e utilizar como espaço de convivência. Para dar estopim ao movimento, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) foi impedido de promover uma atividade cultural nos mencionados espaços. De forma arbitraria, a reitoria decidiu cancelar a atividade em cima da hora.
Foto: Matheus Lins - @linsmatheus |
- Congelamento das Mensalidades
- Redução das taxas administrativas
- Volta das Bolsas Atleta e de Monitoria
- Mais investimentos para as Licenciaturas
- A retirada do Bugaloo - Em defesa da alimentação Saudável!
- Volta das impressões na Biblioteca
- Multa da Biblioteca de R$ 1,00 sem cobrança nos Finais de Semana
- Abertura das contas da Universidade a sociedade
- Requalificação dos Aparelhos de Esporte e Lazer
- Parcelamento e Renegociação das dívidas dos Estudantes
- Eleição Direta para Reitor
Confira abaixo, matéria publicada no sitio da União Nacional dos Estudantes (UNE):
Agosto Verde e Amarelo: Em Pernambuco, estudantes ocupam Reitoria da UNICAP:
Rhonney Fekete, Presidente do DCE-UNICAP |
Entre as reivindicações dos estudantes está a reforma do DCE, a volta das bolsas atleta e monitoria para os estudantes, a diminuição das taxas administrativas e investimentos na infra-estrutura da faculdade.
De acordo com o presidente do DCE da UNICAP, Rhonney Fekete, a decisão da mobilização e ocupação aconteceu após um espaço da universidade, um hall onde aconteciam eventos e atividades culturais organizadas pelos estudantes, ter sido vendido à empresas privadas, o que passou a impossibilitar tais atividades: “Isso acarretou a indignação do DCE e dos estudantes. Em vez de investirem em bibliotecas e na reformulação das grades curriculares, eles estão vendendo espaço físico”, afirmou.
O presidente da UEP, Thauan Fernandes, esteve presente na ocupação apoiando a mobilização dos estudantes. “O ato tem uma importância muito grande se pensarmos na sua abrangência. É o puro significado do sentimento dos estudantes em relação ao ensino privado”, disse. E ele ainda completa: “O ato acontece na principal universidade privada do estado e todas as pautas levantadas aqui são necessidades da maioria das pagas brasileiras. A partir desse ato, os estudantes falam o que querem, enfocam a regulamentação do ensino privado, e tem a consciência que isso tem extrema relevância no desenvolvimento brasileiro”.
No momento, cerca de 30 estudantes encontram-se na reitoria, e não há previsão para terminar a ocupação. Os estudantes afirmam que a universidade sempre cria empecilhos para a realização das atividades do DCE e não reconhece a atual gestão da entidade. “Não temos previsão para terminar a ocupação. Estamos bastante mobilizados e com muita adesão dos alunos. Foi bom o Thauan ter vindo, mostrou a todos que a manifestação é legitima e que a UEP sabe das necessidades dos alunos e nos apóia”, finalizou Rhonney Fekete.
Fonte: www.une.org.br
Firme na luta!
#OcupaUNICAP
.
Não esqueça o credito das fotos e nem as fontes man!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir