sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aconteceu em: 20 de novembro de 1695 - Zumbi é morto em PE

Zumbi dos Palmares foi delatado por Antônio Soares e surpreendido pelo Capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a serra dois irmãos). Zumbi foi apunhalado, resistiu bravamente, mas foi morto com mais 20 guerreiros. Teve a cabeça cortada, salgada e levada, com o pênis dentro da boca, ao governador Melo e Castro.

No 3º centenário de sua morte, emergiu como grande herói da luta pela liberdade no Brasil. A data hoje comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

Fonte: wwww.vermelho.org.br



Neste ano, o Dia Nacional da Consciência Negra surge no meio de uma onda de intolerância racial, sexual e regional. Agressões a homossexuais em São Paulo. Declarações preconceituosas contra os nordestinos após as eleições. E o já clássico pre-conceito racial, que impera a séculos no nosso país. O dia 20 de novembro toma uma conotação de luta ampla contra a intolerância e contra toda forma de opressão e pré-conceito. Precisamos debater amplamente na sociedade o papel que cada raça e cultura teve na formação do povo brasileiro. Que hoje é UNO e com uma cultura diversa e com a cara de todos que a formaram. Temos que nos orgulhar dos negros, brancos, indígenas e mestiços que formaram esse país vasto em território e em cultura. O povo brasileiro é um só e temos que lutar para garantir espaço a todas as "minorias", formando um país sem intolerância ao divergente ou diferente!


Parabéns a todos que lutaram e lutam por um Brasil democrático e soberano. Com ampla liberdade e sem pré-conceitos. Vamos continuar lutando para desenvolver o país com ampla liberdade para todos!

Zumbi, guerreiro, do povo brasileiro!

Sempre estaremos firmes, lutando pela liberdade!

Errata: na postagem inicial a informação estava incorreta, não foi em 1965, e sim em 1695.
.

4 comentários: